Pular para o conteúdo principal

Sobre filhos e lápis quebrado

 Filhos e o lápis quebrado.








Miguel veio até mim ontem com cara de choro e disse:

“Mamãe, sem querer sentei no meu lápis e ele quebrou...

Resolve pra mim?”

Respondi que ele agora poderia ter dois lápis e já ia pegando um apontador pra fazer 2, de 1, quando ele segurou minha mão e disse:

“Não quero dois mamãe, eu trouxe o lápis pra você consertar pra mim!”

Enquanto pegava uma fita e tentava juntar as duas partes do lápis, fiquei refletindo no quanto os nossos filhos depositam na gente a confiança para resolver os problemas deles.

Foram dois sentimentos:

- Ele confia em mim pra resolver 

- Ele nem se esforçou pra descobrir um caminho pra resolver porque sabia que eu o faria.

Hoje, sendo só um lápis quebrado, fica bem fácil de resolver, mas, amanhã, na vida real, não vai ser bem assim que as coisas vão acontecer ...

A gente tem a mania de querer resolver tudo pelos nossos pequenos. E isso vai criando pessoas extremamente dependentes de nós!

Isso NÃO É SAUDÁVEL!

Mas Lia, que mal tem? Eles vão crescer logo, essa fase vai passar...

Quantos adultos vocês conhecem que vivem limitados por terem tido tudo na mão desde sempre? 

Vocês acham que ficaram assim depois de adultos? Ou tiveram uma infância com muitas facilidades e concessões?

Precisamos entender que criamos os nossos filhos para o mundo e não para nós.

Desenvolver a autonomia deles fará com que, na fase adulta, eles se lembrem com carinho de como foi você que os guiou nesse caminho!

Que foi você que deu as ferramentas que os fizeram capaz de crescer e florescer na vida...

Foi você que os ajudou, mas foram eles que fizeram...

Pense nisso!

(Ah! E no próximo lápis que quebrar, Miguelito vai ganhar uma aula de como arrumar um lápis com uma fita ao invés de um lápis já arrumado , porque, assim como vocês, também estou na luta para melhorar a cada dia!).


Agora conta pra mim, o que você tem feito pelos seus filhos que eles podiam claramente já estar fazendo sozinhos?


Comenta aqui 👇🏻


#filhos #focadinhos #maternidade #papodemae #maternidadereal #focanabalanca #focanabalança #autonomia #crianças #maes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO. Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer . É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas: Reeducação alimentar Atividade Física Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos:  Quem/quando vai comprar? Quem/quando vai preparar? Qual o cardápio que vamos seguir? Quais são as exceções da dieta?  Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resi

Foca Responde: Abdominal faz perder barriga?

Nove entre dez alunas, quando começam a fazer aula comigo sempre pedem: “Prof! Preciso fazer uns abdominais para perder a minha barriga!” Agora, será que realmente é executando este exercício que se elimina os quilinhos extras na região abdominal? A resposta para esta pergunta é: NÃO! Exercícios abdominais fortalecem a parede abdominal e se, combinados com exercícios para lombar, deixam a região do core preparadas para qualquer parada! É esta região que sustenta grande parte dos exercícios e atividades que praticamos no dia a dia e termos esta área fortalecida nos permite viver mais e melhor.  Mas, definitivamente, não são 1000 repetições de abdominal que vão eliminar os excessos ali! Para “perder” a barriga não tem segredo, o combo é aquele que estamos cansadas de saber: - Boa alimentação  - Exercícios regulares para o corpo todo  - Dormir bem - Manter-se sempre hidratado! Gostou? Marque uma amiga que precisa saber disso!  Curta e compartilhe! Beijos  Don

Foca Responde: Suar Emagrece?

“Professora, preciso suar bastante na aula de hoje para emagrecer!” Essa é uma frase que costumo ouvir  e escuto muito! Existe uma “lenda” que, para emagrecer é necessário suar - e suar bastante. Este mito vem da história dos lutadores que, antes de grandes lutas, por precisarem “bater o peso” realizam muitos dos seus treinamentos cheios de roupa, com o intuito de perder muito líquido, até a data oficial da pesagem. Quando vão para a balança, estão sim mais leves, mas também estão desidratados! O suor elimina as toxinas ruins de nosso organismo e é comum que, enquanto praticamos exercícios, ele seja abundante! Agora, isso não tem NADA A VER com EMAGRECIMENTO! Não pense que, ao suar muito, você vai eliminar quilos de gordura (seria maravilhoso não é?). Você estará regulando a temperatura do seu corpo e, se não se cuidar, perdendo mais líquidos do que deveria! Tá aí mais um excelente motivo para que você não deixe de beber água regularmente! Sua pele, seus rins e seu intestino agradecem!