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Fazer exercício com as crianças? Sim, nós podemos !

Muitas amigas vivem me pedindo dicas de como se exercitar, já que não tem com quem deixar os filhos para ir até a academia. 

Vamos começar o papo falando sobre mim. 

Eu ODEIO academia !!! O ambiente de "disputa", de gente que não sabe revezar aparelhos, de gente que está ali só pra se mostrar e, não para realmente fazer o que se deve fazer e ir embora, simplesmente me cansa ! Cansa mais do que as séries que os professores possam propor rs.

Além disso,o fato de estar presa dentro de algum lugar me sufoca, talvez seja pelos longos anos que eu passei me dedicando ao treinamento de natação (que normalmente eram de madrugada, manhã, tarde e noite). Traumatizada eu? Imagina ...rsrs

Prefiro mil vezes realizar qualquer atividade ao ar livre. Seja ela qual for.

E costumo ouvir das amigas:
- Lia, o que eu faço com esse monte de criança (ou uma que vale por várias) pra poder me exercitar?

Eu respondo: Você pode fazer muita coisa!

A gente precisa entender que exercício físico é tudo aquilo que gasta caloria. Sendo assim devemos considerar as atividades do dia a dia como meios de se exercitar e estar gastando, não apenas nossa energia, como também nos livrando dos quilinhos a mais...

Acreditem, uma simples ida ao mercado pode e deve ser considerada atividade em seu dia.

Eu baixei no meu celular o aplicativo SportsTracker e ele rastreia vários tipos de atividades físicas. 

Uma delas é a caminhada. 

No começo eu apenas usava quando me arrumava pra sair "pra caminhar". Depois me dei conta de que eu fazia muita coisa caminhando e que não estava contabilizando aquilo. 
Desde então percebi que isto também me ajuda com a motivação e a me sentir satisfeita e disposta mesmo que não tenha tirado "1 hora" de roupinha de ginástica só pra sair para caminhar.

Mas Lia, onde entram as crianças nisso?

No meu caso, em TUDO o que eu faço !
Não tenho com quem deixar meus pequenos.

Na parte da manhã eu fico com eles e faço as coisas da casa, almoço, arrumo mochila, uniforme, etc.
A tarde, meu mais velho vai para a escola.

Quando eu tinha um filho só, usava as tardes que ele estava na escola para sair para me exercitar. 

Foi assim que perdi muitos kgs antes de engravidar novamente.

Agora com dois filhos eu revezo com meu marido à noite para fazer o meu exercício "marcado", de roupa de ginástica e tudo que tenho direito (sempre ao ar livre). Mas durante as tardes, levo o Miguel pra cima e pra baixo e vou contabilizando as pequenas coisas como exercícios.

Alguns exemplos que podem ajudar vocês a sair da rotina e começar a contar com o seu dia a dia te ajudando a chegar no corpo que você sonhou:

- Trocar o elevador pelas escadas.
Faço isso pelo menos 1 a 2 vezes por semana. Morando no sexto andar, considero um ótimo exercício e com o Miguel no sling nem sinto tanto o fato de ter que "leva-lo" junto.

- Deixar o carro em casa e fazer mais coisas a pé
Estou sem carro há dois anos e isso me obrigou a realizar muitas coisas a pé. 
Sei que aqui em Santos é mais fácil, ainda que você tenha que ir longe, costuma-se fazer tudo andando. 
Mas se você mora em uma cidade que não pode ficar andando muito até por questões de segurança, eu indico que estacione o carro mais longe de seu destino, assim se obriga a andar nem que sejam alguns quarteirões. 
Lembre-se sempre, TUDO deve ser considerado atividade física.

- Brinque com as crianças
Qual filho não amaria ver sua mãe brincando de pega pega, andando de bicicleta junto, jogando bola, etc?
Aproveite que seu filho já está ali para gastar calorias e ganhar muitos sorrisos e beijos amorosos.

- Utilize a tecnologia a seu favor
Hoje em dia muitos videogames vem com jogos que estimulam você a dançar ou ainda que tem um programa de exercício para ser feito na frente da telinha. 
Chame seu filho para "brincar" de fazer exercício com a mamãe, ou ainda, se ele for um bebê, vai estar ali do seu ladinho e qualquer coisa é só clicar no pause, atender à necessidade dele e voltar a fazer a aula.

- Busque por vídeos no Youtube
Jogue na pesquisa: Exercícios em Casa, ou o nome de algum personal trainer famoso como a Solange Frazão ... Você encontrará muitas opções de vídeos que pode fazer na sala da sua casa e a qualquer hora do dia ou da noite.

- Mantenha-se ativa 
Ande mais dentro de casa. 
Se tiver que levar as roupas do varal até o quarto, por exemplo, faça em várias viagens. 
Se for fazer faxina, ligue a música e saia dançando.
Enquanto lava a louça, mexa as pernas, levante os calcanhares, MEXA-SE.

Existem ainda academias que oferecem aulas para mães com bebês (com crianças maiores que 10 meses eu ainda não vi). 

Aqui em Santos, no Namaskar Yoga, tem duas modalidades que as mamães que acabaram de ganhar seu bebê podem e devem fazer: Baby Yoga e Materdança

A Baby Yoga consiste em uma aula de Yoga onde os bebês são inseridos em todas as posturas e costuma ser bem gostoso, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

A Materdança é uma aula de dança com seu bebê aconchegadinho no sling. Eu mesma já fiz uma aula e digo que a gente sua bastante e os bebês, na grande maioria das vezes, dormem com o embalinho gostoso do seu colo.

Em breve mostraremos dicas de alguns exercícios específicos para se fazer em casa.

Para isso preciso da ajuda de vocês:
O que mais incomoda em seu corpo? Perna? Bumbum? Barriga?

Escrevam pra gente que, eu e as colaboradoras do projeto, possamos elaborar séries fáceis de fazer e que podem ser feitas em qualquer lugar.

Um grande beijo e #focanabalança
Lia

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