Pular para o conteúdo principal

Meta! Qual é a sua?

Sempre que a gente inicia um novo projeto se propõe à determinar uma meta.

Quando se trata de emagrecimento, a primeira coisa que se vem na cabeça é: Quantos kgs eu quero longe de mim!

Fiz uma enquete no Instagram e na FanPage do Blog e 99% das respostas tratavam-se de números da balança. Algumas poucas meninas (vou colocar os nomes no final do post) falaram sobre qualidade de vida, manter mente e corpo saudável e educar/ter controle sobre sua mente.

Quando criei o #focanabalança eu também determinei a minha primeira meta a ser atingida.

E  foi "Quero voltar a ir para a praia com meu marido e filhos!"

Para isso acontecer, o que precisaria ser feito?
Como eu me sentiria 100% bem para colocar um biquíni e ir correr atrás de criança na areia?

Bem nítido na minha mente estava a idéia de que, para vestir um biquíni outra vez, eu precisava voltar os ponteiros da balança para o mesmo peso que eles estavam, antes de eu engravidar do meu segundo filho.

Iniciei com 71,5kg almejando chegar nos 65, em um primeiro momento. Sim, porque, quer coisa melhor do que reajustar as metas quando a gente chega lá?

A parte mais importante quando se traça  uma meta é avaliar exatamente quais mudanças deverão ser feitas em nós e em nosso dia a dia para alcançar nossos objetivos.

Digo que, o primeiro passo é estarmos com a mente bem certa de que é aquilo que a gente quer e que algumas modificações de comportamento deverão ser feitas.

A gente precisa mudar a forma de agir pra fazer funcionar !

Se não fazia atividade física, tem que fazer !
Se não comia vegetais, vai ter que comer !
Se não bebia água, vai passar a beber !

E quando a nossa mente está ciente daquilo que precisamos fazer, tudo se torna mais simples, os resultados não demoram a aparecer e o sorriso dificilmente sai do seu rosto outra vez !

Eu sou uma feliz adepta da equação: Reeducação Alimentar + Exercícios.

Essa fórmula não dura apenas o tempo em que você se programou para alcançar o emagrecimento, dura para todo o sempre.

Já comentei que sou totalmente contra dietas restritivas e que sei o quão mal elas podem fazer a certas áreas de nosso organismo. 

A reeducação alimentar permite que você possa comer de tudo (e eu digo tudo mesmo) desde que faça escolhas inteligentes e saiba pesar os cardápios x as atividades feitas em seu dia a dia.

Amo comer, adoro um doce uma vez ou outra e NÃO ME PRIVO dessas pequenas felicidades da existência humana. 

Se eu achar que devo comer um chocolate eu vou comer, mas depois vou pedalar 2km a mais ou subir de escada ao invés de elevador.

Ouvi uma frase outro dia que dizia: Não sendo a regra, toda exceção é permitida.

O grande lance é não se sabotar ! Não ficar pensando Ah, mas é só um pedaço a mais de pizza ou é só mais um quadradinho de chocolate. 

Preste atenção na mensagem que a sua mente está passando ! Ouça o que ela diz e, se o que você quer mesmo é estar bela, ( não importa o tempo que demore) reavalie suas atitudes !

Quando a ansiedade for muito grande e você pensar em descontar na comida, saia e vá praticar algum tipo de exercício ! 

Aquele sentimento passa e depois que a adrenalina tomar conta de você, dificilmente o que você vai querer é atacar aquele pedaço de bolo que ficou perdido na geladeira !

Lembre-se sempre: Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você !

Um grande beijo e #focanabalança
Lia

Agradecimentos especiais à todas as meninas que responderam à enquete e em especial às queridas: @ritacaroliveso  @jufenolio @letsgomotivation que mencionaram que suas metas em atitudes e não em kgs e à @samegui que gravidissima planeja engordar apenas 1kg/mês até o final da gestação.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO. Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer . É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas: Reeducação alimentar Atividade Física Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos:  Quem/quando vai comprar? Quem/quando vai preparar? Qual o cardápio que vamos seguir? Quais são as exceções da dieta?  Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resi

Meta 1 - Concluída com Sucesso !!

Como toda quarta feira, hoje pela manhã eu me pesei. Sabia que estava bem perto da minha meta, já que na semana passada a balança marcou 65,8 kg. A minha meta de número 1, quando comecei o projeto em 13/02, era de chegar no peso que engravidei do meu segundo filho Miguel, os 65 kg. Mas Lia, você me pergunta, como assim meta número 1? Eu explico! Todas as metas devem ser adaptáveis. A gente nunca deve estipular uma meta "x" e pronto. Se for assim, a gente chega lá (e não importa o quanto demore) e quando chega, faz o que? Volta à vida de antes? Nesse raciocínio, tracei 3 metas (e não coloquei prazo para alcançá-las): 1- A mais "fácil" - 65 kg 2 - A de dificuldade média - 62 kg 3 - A muito difícil - Manter o peso eliminado bem longe e tonificar a musculatura (esta última para durar a vida toda). Pois bem, subi na balança e ela SORRIU o riso mais lindo de todos os tempos marcando: Sim, Sra e Srs !!!! 64,5 kg !!!! 0,5

Sorteio Camiseta Foca na Balança

Meninas, hoje estou lançando o primeiro sorteio aqui do Blog. Iremos sortear uma camiseta Foca na Balança ! A camiseta vai na cor azul e no tamanho G, caso a ganhadora prefira outro tamanho deverá aguardar o prazo de produção de uma nova remessa, que leva cerca de 20 dias. Se este tamanho estiver ok, o prêmio será enviado em até 2 dias após a confirmação da ganhadora ou do ganhador. Enviarei, sem custos ao sorteado, pelos Correios na modalidade PAC. Sortearemos pelo programa Randon.org no dia 19 de abril e o resultado será publicado simultaneamente aqui, na Fanpage e em nosso Instagram. Cadastrem seus e-mails que mais acessam no formulário pois entrarei em contato e a vencedora (ou o vencedor) terá 48 horas para retornar meu "chamado de confirmação". Caso passem as 48 horas e eu não consiga o retorno do vencedor, será realizado um novo sorteio. Para participar é só seguir atentamente as regras abaixo: 1 - Preencher o Formulário Completo 2 - Ter endereç