Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional: Higienizando verduras, legumes e frutas

E hoje temos o prazer de apresentar mais uma colaboradora, a Técnica de Alimentos e Bebidas Cleide Zago.

Em seu primeiro texto ela nos ensina como higienizar os alimentos que consumimos no dia a dia !


Higienizando verduras, legumes e frutas.

Aquela famosa frase que diz: Somos o que comemos está repleta de certeza e razão. Mas temos que tomar muito cuidado na hora de prepararmos o que nós e nossa família iremos ingerir.

Verduras, legumes e frutas são muito recomendados por profissionais da área que nos orientam como comermos melhor e termos mais saúde e consequentemente peso ideal. Mas você sabe higienizá-los?

Este é um assunto muito discutido em Tecnologia de Frutas e Hortaliças, pois nem sempre as pessoas se dão conta da importância do pré-preparo destes alimentos, que para chegarem a sua mesa passaram por muitos lugares que podem ter contaminá-los.

E se você come um alimento contaminado, até aonde ele é saudável?

Eu mesma, no passado antes de ser da área de alimentos fui vitima de uma salada mal higienizada, me rendendo uma doença chamada amebíase que possui vários sintomas e se não tratada pode levar à morte.

Uma fruta ou hortaliça mal higienizada pode contar protozoários como a ameba ou o cisticerco, bactérias, dentre outros micro-organismos nocivos a nossa saúde.

Para evitarmos tudo isso é muito simples, rápido e barato, basta seguir estes passos:

1º) Compre os produtos de um fornecedor que considere confiável. Eu por exemplo, gosto de comprar em um Hortifrute da minha cidade, que sei que tem técnicos de alimentos responsáveis pelo local.

2º) Lave as frutas, verduras e legumes em água corrente, esfregando cada parte delas, principalmente as verduras com folhagem pequena como agrião, salsinha e rúcula por exemplo. A este processo damos o nome de limpeza física, é onde removemos larvas, ovos de cisticerco, restos de agrotóxicos e sujidades.

3º) Em uma vasilha grande, meça a quantidade de água portável que está colocando nela e para cada 1 litro de água, coloque 1 colher de sopa e água sanitária ou 2 gotas de hipoclorito de sódio estabilizado.

No caso da água sanitária, deixe as frutas, verduras e hortaliças de “molho” por 15 minutos nesta solução, já para o Hipoclorito serão necessários 30 minutos. Enxague novamente e deixe secar em um escorredor limpo.

A este processo damos o nome de sanificação, pois a limpeza foi realizada com processo químico e é capaz de reduzir micro-organismos que poderiam estar presentes no alimento a um número considerado seguro.

4º) Após secos, os alimentos poderão serem armazenados em potes plásticos fechados, em geladeiras ou serem utilizados em preparos de pratos como saladas por exemplo.

O motivo de serem armazenados em potes plásticos fechados é para manter a higienização destes produtos intacta, a durabilidade deles passam a serem maiores, já que não tem mais uma quantidade excessiva de micro-organismos presentes neles.

Assim você poderá gozar dos sabores, cores, aromas, texturas que os vegetais nos oferecem em nossa alimentação diária mantendo sua saúde.

Até o próximo post!

Cleide Zago

Técnica de Alimentos e Bebidas

cleidecasante@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner Diário: Organize seu dia

A gente sempre sabe que precisa ser mais organizada, mas o que acontece é que a rotina nos engole e vamos deixando as coisas pelo caminho, não é mesmo?

Para ajudar a retomar as rédeas da nossa vida e do nosso destino, montei esse planner diário que vai facilitar e muito a organização do seu dia a dia !



É só imprimir e começar a usar!

O que? Não tem impressora ?

Pega uma folha de papel e crie o seu a partir deste modelinho!

Fez?
Posta e me marca que eu quero ver tá?

Um beijo e Foca na Organização

Como Participar do Foca na Balança

A primeira pergunta que todo mundo que chega por aqui faz é essa: "Como posso participar do Foca na Balança?"
Para eliminar toda e qualquer tipo de dúvida que possa surgir, preparei este post para vocês, vamos lá?


Treinamento Funcional na Praia
Nossas aulas de Treinamento Funcional na Praia acontecem todas as segundas, quartas e sextas às 9 da manhã, nas areias da praia do Canal 3 em Santos*, atrás da Concha Acústica.


A primeira aula é grátis e você pode agendar a sua participação enviando uma mensagem pelo nosso Instagram ou Facebook.

* Em caso de chuva forte com raios o treino é cancelado.

Caminhadas Mensais Gratuitas
O nosso grupo inicialmente realizava caminhadas diárias no período da noite nas areias da praia de Santos.

Atualmente, as caminhadas são sempre temáticas e realizadas um sábado por mês, com programação divulgada previamente em nossas redes sociais, saindo entre 9:30/10 da manhã do mesmo local onde as aulas de Funcional são realizadas, no Canal 3, em frente à C…

Foca Responde: Mulher precisa treinar braços?

Todo mundo sabe que assim como os homens odeiam fazer treino de pernas, a grande maioria das mulheres foge dos exercícios que trabalham membros superiores!

Mas porque é que a mulherada evita tanto este tipo de treino?

Muitas mulheres não fazem exercícios de braço com medo de ficar “forte demais”.
O que a maioria não se dá conta é que, a maior parte dos movimentos do nosso dia a dia, exige força adivinhem onde?
Simmmmm, nos braços !

Treinos funcionais (usando apenas a força do corpo) ou de Musculação (usando peso livre ou máquinas) preparam você para atividades que eu tenho certeza que acontecem diariamente em sua rotina como:
- Carregar sacola de mercado,
- Ajudar os filhos com as pesadas mochilas da escola,
- Pegar os filhos, sobrinhos, netos (etc), no colo,
- Mudar móveis de lugar, dentre muitas outras atividades ...

Sem contar que treinar braços, ombros, costas e peitoral melhoram e muito o seu tônus muscular fazendo com que o passar dos anos não sejam cruéis e a flacidez muscular seja minim…