Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional: Higienizando verduras, legumes e frutas

E hoje temos o prazer de apresentar mais uma colaboradora, a Técnica de Alimentos e Bebidas Cleide Zago.

Em seu primeiro texto ela nos ensina como higienizar os alimentos que consumimos no dia a dia !


Higienizando verduras, legumes e frutas.

Aquela famosa frase que diz: Somos o que comemos está repleta de certeza e razão. Mas temos que tomar muito cuidado na hora de prepararmos o que nós e nossa família iremos ingerir.

Verduras, legumes e frutas são muito recomendados por profissionais da área que nos orientam como comermos melhor e termos mais saúde e consequentemente peso ideal. Mas você sabe higienizá-los?

Este é um assunto muito discutido em Tecnologia de Frutas e Hortaliças, pois nem sempre as pessoas se dão conta da importância do pré-preparo destes alimentos, que para chegarem a sua mesa passaram por muitos lugares que podem ter contaminá-los.

E se você come um alimento contaminado, até aonde ele é saudável?

Eu mesma, no passado antes de ser da área de alimentos fui vitima de uma salada mal higienizada, me rendendo uma doença chamada amebíase que possui vários sintomas e se não tratada pode levar à morte.

Uma fruta ou hortaliça mal higienizada pode contar protozoários como a ameba ou o cisticerco, bactérias, dentre outros micro-organismos nocivos a nossa saúde.

Para evitarmos tudo isso é muito simples, rápido e barato, basta seguir estes passos:

1º) Compre os produtos de um fornecedor que considere confiável. Eu por exemplo, gosto de comprar em um Hortifrute da minha cidade, que sei que tem técnicos de alimentos responsáveis pelo local.

2º) Lave as frutas, verduras e legumes em água corrente, esfregando cada parte delas, principalmente as verduras com folhagem pequena como agrião, salsinha e rúcula por exemplo. A este processo damos o nome de limpeza física, é onde removemos larvas, ovos de cisticerco, restos de agrotóxicos e sujidades.

3º) Em uma vasilha grande, meça a quantidade de água portável que está colocando nela e para cada 1 litro de água, coloque 1 colher de sopa e água sanitária ou 2 gotas de hipoclorito de sódio estabilizado.

No caso da água sanitária, deixe as frutas, verduras e hortaliças de “molho” por 15 minutos nesta solução, já para o Hipoclorito serão necessários 30 minutos. Enxague novamente e deixe secar em um escorredor limpo.

A este processo damos o nome de sanificação, pois a limpeza foi realizada com processo químico e é capaz de reduzir micro-organismos que poderiam estar presentes no alimento a um número considerado seguro.

4º) Após secos, os alimentos poderão serem armazenados em potes plásticos fechados, em geladeiras ou serem utilizados em preparos de pratos como saladas por exemplo.

O motivo de serem armazenados em potes plásticos fechados é para manter a higienização destes produtos intacta, a durabilidade deles passam a serem maiores, já que não tem mais uma quantidade excessiva de micro-organismos presentes neles.

Assim você poderá gozar dos sabores, cores, aromas, texturas que os vegetais nos oferecem em nossa alimentação diária mantendo sua saúde.

Até o próximo post!

Cleide Zago

Técnica de Alimentos e Bebidas

cleidecasante@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga
Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO.
Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer .
É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas:
Reeducação alimentarAtividade Física
Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos: 
Quem/quando vai comprar?
Quem/quando vai preparar?
Qual o cardápio que vamos seguir?
Quais são as exceções da dieta? 
Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resistir não é mesmo?
Para tanto, minha sugestão é q…

Sorteio Camiseta Foca na Balança

Meninas, hoje estou lançando o primeiro sorteio aqui do Blog.

Iremos sortear uma camiseta Foca na Balança !

A camiseta vai na cor azul e no tamanho G, caso a ganhadora prefira outro tamanho deverá aguardar o prazo de produção de uma nova remessa, que leva cerca de 20 dias.

Se este tamanho estiver ok, o prêmio será enviado em até 2 dias após a confirmação da ganhadora ou do ganhador.

Enviarei, sem custos ao sorteado, pelos Correios na modalidade PAC.

Sortearemos pelo programa Randon.org no dia 19 de abril e o resultado será publicado simultaneamente aqui, na Fanpage e em nosso Instagram.

Cadastrem seus e-mails que mais acessam no formulário pois entrarei em contato e a vencedora (ou o vencedor) terá 48 horas para retornar meu "chamado de confirmação".

Caso passem as 48 horas e eu não consiga o retorno do vencedor, será realizado um novo sorteio.



Para participar é só seguir atentamente as regras abaixo:

1 - Preencher o Formulário Completo

2 - Ter endereço de envio no Brasil

3 …

Pirâmide da Atividade Física

Vale a pena saber e colocar em prática !

*Imagem retirada da net*