Pular para o conteúdo principal

Papo de Nutricionista - Você conhece a Chia?

Por Silvia Marques de Lima - Nutricionista

No post de hoje iremos conhecer um pouco sobre a chia, uma semente encontrada no Sul do México, contém vários nutrientes e uma grande aliada da dieta.


Esta semente é rica em fibras e ômega-3 e com isso promove uma desintoxicação no organismo.

As fibras, por sua vez, auxiliam o trânsito intestinal evitando a prisão de ventre. 

Além disso, proporcionam saciedade, pois no estômago quando entram em contato com líquido formam uma espécie de “gel” que dilata o mesmo e auxiliam no emagrecimento. 

Já o ômega-3 é uma gordura do bem e amigo do nosso coração, afastando as doenças cardiovasculares e combatem a inflamação do organismo, entre outras funções.

Outra vantagem ao consumir a chia: é ótima para quem faz atividade física, pois é fonte de  proteínas e ajudam na manutenção e reconstrução muscular.

Mas, CUIDADO, essa semente é calórica com seu consumo abusivo e exagerado. 

E para quem busca a perda de peso, o ideal é consumir 25g por dia (mais ou menos 1 colher de sobremesa).

Como incluir na alimentação?

A chia pode ser encontrada em diferentes formas:
  • GRÃO: é uma das formas mais acessíveis de utilização, além de preservar as propriedades nutricionais intactas. Pode-se incluir em sopas, bolos, iogurtes, sucos, saladas e frutas.
  • ÓLEO: nesta forma o teor de fibras fica comprometido, porém é bem utilizado como tempero de saladas e adicionar em sopas.
  • FARINHA: fonte de ômega-3, fibras e proteínas, podem ser adicionados em vitaminas, tortas, bolos, entre outras receitas.

Depois de conhecer todos esses benefícios e sua forma de utilização, não podemos esquecer que a chia não é uma semente MILAGROSA e que apesar de todas essas maravilhas que trazem ao nosso organismo, devemos introduzí-la em nossa alimentação sempre enriquecendo nutricionalmente à manter o equilíbrio de nossas refeições.

#focanabalança   #focanachia

Silvia Marques de Lima
Nutricionista



Comentários

  1. Legal! Vou procurar usar. Ei, parece com linhaça, não? Tirando a parte em que vira gel no estômago, os outros benefícios me parecem os mesmos. Ou estou errada?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO. Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer . É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas: Reeducação alimentar Atividade Física Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos:  Quem/quando vai comprar? Quem/quando vai preparar? Qual o cardápio que vamos seguir? Quais são as exceções da dieta?  Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resi

Meta 1 - Concluída com Sucesso !!

Como toda quarta feira, hoje pela manhã eu me pesei. Sabia que estava bem perto da minha meta, já que na semana passada a balança marcou 65,8 kg. A minha meta de número 1, quando comecei o projeto em 13/02, era de chegar no peso que engravidei do meu segundo filho Miguel, os 65 kg. Mas Lia, você me pergunta, como assim meta número 1? Eu explico! Todas as metas devem ser adaptáveis. A gente nunca deve estipular uma meta "x" e pronto. Se for assim, a gente chega lá (e não importa o quanto demore) e quando chega, faz o que? Volta à vida de antes? Nesse raciocínio, tracei 3 metas (e não coloquei prazo para alcançá-las): 1- A mais "fácil" - 65 kg 2 - A de dificuldade média - 62 kg 3 - A muito difícil - Manter o peso eliminado bem longe e tonificar a musculatura (esta última para durar a vida toda). Pois bem, subi na balança e ela SORRIU o riso mais lindo de todos os tempos marcando: Sim, Sra e Srs !!!! 64,5 kg !!!! 0,5

Sorteio Camiseta Foca na Balança

Meninas, hoje estou lançando o primeiro sorteio aqui do Blog. Iremos sortear uma camiseta Foca na Balança ! A camiseta vai na cor azul e no tamanho G, caso a ganhadora prefira outro tamanho deverá aguardar o prazo de produção de uma nova remessa, que leva cerca de 20 dias. Se este tamanho estiver ok, o prêmio será enviado em até 2 dias após a confirmação da ganhadora ou do ganhador. Enviarei, sem custos ao sorteado, pelos Correios na modalidade PAC. Sortearemos pelo programa Randon.org no dia 19 de abril e o resultado será publicado simultaneamente aqui, na Fanpage e em nosso Instagram. Cadastrem seus e-mails que mais acessam no formulário pois entrarei em contato e a vencedora (ou o vencedor) terá 48 horas para retornar meu "chamado de confirmação". Caso passem as 48 horas e eu não consiga o retorno do vencedor, será realizado um novo sorteio. Para participar é só seguir atentamente as regras abaixo: 1 - Preencher o Formulário Completo 2 - Ter endereç