Pular para o conteúdo principal

Papo de Nutricionista: Aceita um café?

Por Silvia Marques de Lima - Nutricionista

Vamos conhecer um pouco sobre o café nosso de todos os dias. Ele já faz parte do hábito alimentar dos brasileiros. Também não é por menos, pois ele apresenta alguns benefícios e efeitos para a saúde. Além da cafeína, o café possui outros nutrientes como, potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, porém em pequenas quantidades.

A cafeína é o ingrediente ativo do café, mas pode estar presente em outras bebidas contendo, cacau, cola, chocolate, chá e em alguns medicamentos como analgésicos.

Uma xícara de café contém cerca de 50 a 150mg de cafeína, enquanto uma xícara de chá ou de refrigerante a base de cola tem entre 35 a 50mg. O café coado tem menos teor de cafeína, já o café expresso tem maior proporção de cafeína, com isso gera um maior estado energético.

Enfim, seus benefícios atualmente citados em vários estudos, estão entre:

Melhora do rendimento físico e intelectual, estado de alerta;

Melhora das funções cognitivas, como memória, linguagem, capacidade de aprendizado;

Prevenção ao Mal de Alzheimer, Parkinson e combate a depressão (2 a 3 xícaras de 80ml cada por dia);

Auxilia no processo de emagrecimento (quando ingerido sem açúcar), pois é um alimento termogênico que acelera o metabolismo auxiliando na queima de gordura;

Prevenção de alguns cânceres como o de cólon, mama, reto e fígado.

Porém, como em todos os aspectos da nossa alimentação, deve-se consumir o café com moderação e tomando os seguintes cuidados com seus malefícios (excessos):

Taquicardia

Agravamento de lesões no aparelho digestivo (ex: gastrite)

Dificuldade para dormir

Ansiedade, nervosismo, tremores musculares

Indutor da osteoporose, por causar perda significativa de cálcio nos ossos

Agora vai uma dica: não é aconselhável tomar café após o almoço, pois a cafeína compete com alguns nutrientes como o ferro e a vitamina C, consequentemente atrapalham a absorção dos mesmos.

Um cafezinho quentinho é muito bom!

Até o próximo post,

Silvia Marques de Lima
Nutricionista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner Diário: Organize seu dia

A gente sempre sabe que precisa ser mais organizada, mas o que acontece é que a rotina nos engole e vamos deixando as coisas pelo caminho, não é mesmo?

Para ajudar a retomar as rédeas da nossa vida e do nosso destino, montei esse planner diário que vai facilitar e muito a organização do seu dia a dia !



É só imprimir e começar a usar!

O que? Não tem impressora ?

Pega uma folha de papel e crie o seu a partir deste modelinho!

Fez?
Posta e me marca que eu quero ver tá?

Um beijo e Foca na Organização

Como Participar do Foca na Balança

A primeira pergunta que todo mundo que chega por aqui faz é essa: "Como posso participar do Foca na Balança?"
Para eliminar toda e qualquer tipo de dúvida que possa surgir, preparei este post para vocês, vamos lá?


Treinamento Funcional na Praia
Nossas aulas de Treinamento Funcional na Praia acontecem todas as segundas, quartas e sextas às 9 da manhã, nas areias da praia do Canal 3 em Santos*, atrás da Concha Acústica.


A primeira aula é grátis e você pode agendar a sua participação enviando uma mensagem pelo nosso Instagram ou Facebook.

* Em caso de chuva forte com raios o treino é cancelado.

Caminhadas Mensais Gratuitas
O nosso grupo inicialmente realizava caminhadas diárias no período da noite nas areias da praia de Santos.

Atualmente, as caminhadas são sempre temáticas e realizadas um sábado por mês, com programação divulgada previamente em nossas redes sociais, saindo entre 9:30/10 da manhã do mesmo local onde as aulas de Funcional são realizadas, no Canal 3, em frente à C…

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga
Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO.
Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer .
É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas:
Reeducação alimentarAtividade Física
Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos: 
Quem/quando vai comprar?
Quem/quando vai preparar?
Qual o cardápio que vamos seguir?
Quais são as exceções da dieta? 
Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resistir não é mesmo?
Para tanto, minha sugestão é q…