Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional: Nossas aliadas, as Fibras !

Por Cleide Zago, Técnica de Alimentos e Bebidas

As fibras alimentares, encontradas em vegetais, são substâncias filamentosas curtas ou longas, derivadas de polissacarídeos que formam as moléculas de celulose.

Apenas animais como os ruminantes conseguem sintetizar as fibras e transformá-las em energia. 

Já os seres humanos que não catabolizam a celulose e muito menos possuem simbiose com organismos que degradam essa substância, acabam não aproveitando o composto como fonte nutricional. 

Entretanto, são elementos importantes em nossa dieta.

Quando acrescentamos as fibras na nossa alimentação, balanceamos nossa dieta, pois estas auxiliam, regulando o intestino. 

Sua presença tem efeitos na consistência da massa alimentar e fecal, propiciando melhor funcionamento peristáltico do intestino (movimentos involuntários), evitando prisão de ventre ou, até mesmo, doenças como o câncer. 

A ingestão habitual de fibras pode ajudar a perder peso e consequente emagrecimento.

Estudos realizados na Holanda, dizem que se consumirmos 10g/dia de fibra reduziremos 1cm de barriga por ano, nos Estados Unidos também foram feitas descobertas que elas auxiliam na imunidade e estimulam o crescimento de bactérias benéficas na flora intestinal bloqueando a atividade dos micro-organismos danosos.

Além disso, as fibras contribuem para a redução do colesterol, em especial a betaglucana, cuja principal fonte é a aveia, liga-se a essas gorduras dentro do intestino e inibe sua absorção. 

Também existem estudos que elas funcionam como vassouras, varrendo toxinas dos pulmões e estômago que, se ficassem lá, iriam transformar-se em tumores.

E não param por ai, os estudos sobre as fibras existem no mundo todo, e só com resultados positivos e muito gratificantes.

Existem 2 tipos de fibras, as Solúveis e as Insolúveis.

As fibras solúveis são encontradas em frutas, verduras, aveia, cevada, leguminosas e retardam a absorção da glicose, causam maior saciedade, reduzem os níveis de colesterol sanguíneo e protegem o intestino, inclusive de câncer.

Já as fibras insolúveis, são encontradas em verduras, farelo de trigo, cereais integrais e aumentam o bolo fecal, estimulam o bom funcionamento do intestino e previnem contra a constipação intestinal.

A indústria tem utilizado uma fibra para compor muitos alimentos funcionais, esta fibra é a polidextrose.

A polidextrose é um composto formado por polímeros de glicose obtida por processo de condensação, o que origina um produto que tem difícil digestão, atingindo o intestino intacto. 

Essas características permitem classificar a polidextrose como fibra solúvel que não sofre digestão no trato gastrintestinal. Além disso, é um produto que quase não tem calorias, perfeito para melhorar a saciedade e o funcionamento intestinal sem aumentar o consumo calórico. 

A polidextrose tem sido o alvo de muitos estudos, principalmente por sua capacidade prebiótica e emagrecedora.

Existe no mercado, um néctar chamado Activia nos sabores Laranja, Uva e Pêssego, que promete auxiliar no regulamento intestinal e que utiliza a polidextrose para isso. 

Este é apenas um exemplo, de que podemos encontrar comidas e bebidas industrializadas com propósitos saudáveis, basta lermos o rótulo e se informar a respeito.

Em resumo, hoje é possível comermos alimentos ricos em fibras, in natura ou industrializados. 

São saborosos, fazem bem ao nosso organismo e consequentemente auxiliam a termos o peso correto para nossa idade e altura.

No próximo artigo, vamos falar sobre probióticos.

Até lá!
Cleide Zago
Técnica de Alimentos e Bebidas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner Diário: Organize seu dia

A gente sempre sabe que precisa ser mais organizada, mas o que acontece é que a rotina nos engole e vamos deixando as coisas pelo caminho, não é mesmo?

Para ajudar a retomar as rédeas da nossa vida e do nosso destino, montei esse planner diário que vai facilitar e muito a organização do seu dia a dia !



É só imprimir e começar a usar!

O que? Não tem impressora ?

Pega uma folha de papel e crie o seu a partir deste modelinho!

Fez?
Posta e me marca que eu quero ver tá?

Um beijo e Foca na Organização

Como Participar do Foca na Balança

A primeira pergunta que todo mundo que chega por aqui faz é essa: "Como posso participar do Foca na Balança?"
Para eliminar toda e qualquer tipo de dúvida que possa surgir, preparei este post para vocês, vamos lá?


Treinamento Funcional na Praia
Nossas aulas de Treinamento Funcional na Praia acontecem todas as segundas, quartas e sextas às 9 da manhã, nas areias da praia do Canal 3 em Santos*, atrás da Concha Acústica.


A primeira aula é grátis e você pode agendar a sua participação enviando uma mensagem pelo nosso Instagram ou Facebook.

* Em caso de chuva forte com raios o treino é cancelado.

Caminhadas Mensais Gratuitas
O nosso grupo inicialmente realizava caminhadas diárias no período da noite nas areias da praia de Santos.

Atualmente, as caminhadas são sempre temáticas e realizadas um sábado por mês, com programação divulgada previamente em nossas redes sociais, saindo entre 9:30/10 da manhã do mesmo local onde as aulas de Funcional são realizadas, no Canal 3, em frente à C…

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga
Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO.
Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer .
É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas:
Reeducação alimentarAtividade Física
Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos: 
Quem/quando vai comprar?
Quem/quando vai preparar?
Qual o cardápio que vamos seguir?
Quais são as exceções da dieta? 
Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resistir não é mesmo?
Para tanto, minha sugestão é q…