Pular para o conteúdo principal

Papo de Psicóloga: Auto-estima

Por Karina Alvarez de Aragão - Psicóloga


Falar sobre auto-estima é abordar um tema complexo, cheio de ramificações e praticamente sem fim.

No entanto tentaremos abordar o assunto de forma pontual e voltada para a nossa proposta do projeto #focanabalança.

Auto-estima é a opinião que a pessoa tem de si mesma, a capacidade de confiar, respeitar e gostar de si própria.

A auto-estima rebaixada é algo nem sempre fácil de se perceber, mas um observador mais atento ou alguém treinado para esta função como o psicólogo saberá captar um quadro mais específico.

Como dissemos, esse é um assunto complexo, mas podemos dar alguns exemplos de características de baixa auto-estima como: insegurança, perfeccionismo, dúvidas constantes, incertezas, necessidade de agradar e de aprovação , entre tantas outras.

Quando algo não está bom, nossa mente parece especialista em frizar aquele aspecto. 

Mas para toda questão disfuncional, sempre existem várias alternativas viáveis de solução, basta querer.

A chave da auto-estima está no prazer. 

Toda e qualquer atividade prazerosa onde haja um tempo reservado para pensar em si própria renova as energias.

Não é preciso dinheiro nem tempo além do convencional para começar essa busca, pense nas pequenas coisas que te fazem feliz, caminhar descalça a beira-mar, ler um livro em silêncio antes de dormir, cozinhar, acordar tarde, fazer cócegas no seu filho. 

É certo que estar feliz com o próprio corpo também contribui muito para a elevação da autoestima, e é claro que as metas são importante, mas é a busca que vai dar o sentido necessário para o processo.

Enquanto você corre atrás pra chegar lá, divirta-se! 

Permita-se contar tudo para uma amiga de uma forma leve e bem humorada, molhe o pés no mar depois daquela caminhada, experimente preparar receitas leves e saudáveis ao lado das pessoas que vc ama, enfim... O céu é o limite. 

Mas converta os aspectos negativos em características a serem melhoradas . 

Tente, e você vai constatar que sua crença e apreciação por si próprio vai se elevar sem você sequer perceber.

Karina Alvarez Lopes e Aragão
Psicóloga
kakaalvarez@gmail.com
Tel: (13) 9712-5752

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner Diário: Organize seu dia

A gente sempre sabe que precisa ser mais organizada, mas o que acontece é que a rotina nos engole e vamos deixando as coisas pelo caminho, não é mesmo?

Para ajudar a retomar as rédeas da nossa vida e do nosso destino, montei esse planner diário que vai facilitar e muito a organização do seu dia a dia !



É só imprimir e começar a usar!

O que? Não tem impressora ?

Pega uma folha de papel e crie o seu a partir deste modelinho!

Fez?
Posta e me marca que eu quero ver tá?

Um beijo e Foca na Organização

Como Participar do Foca na Balança

A primeira pergunta que todo mundo que chega por aqui faz é essa: "Como posso participar do Foca na Balança?"
Para eliminar toda e qualquer tipo de dúvida que possa surgir, preparei este post para vocês, vamos lá?


Treinamento Funcional na Praia
Nossas aulas de Treinamento Funcional na Praia acontecem todas as segundas, quartas e sextas às 9 da manhã, nas areias da praia do Canal 3 em Santos*, atrás da Concha Acústica.


A primeira aula é grátis e você pode agendar a sua participação enviando uma mensagem pelo nosso Instagram ou Facebook.

* Em caso de chuva forte com raios o treino é cancelado.

Caminhadas Mensais Gratuitas
O nosso grupo inicialmente realizava caminhadas diárias no período da noite nas areias da praia de Santos.

Atualmente, as caminhadas são sempre temáticas e realizadas um sábado por mês, com programação divulgada previamente em nossas redes sociais, saindo entre 9:30/10 da manhã do mesmo local onde as aulas de Funcional são realizadas, no Canal 3, em frente à C…

Foca Responde: Mulher precisa treinar braços?

Todo mundo sabe que assim como os homens odeiam fazer treino de pernas, a grande maioria das mulheres foge dos exercícios que trabalham membros superiores!

Mas porque é que a mulherada evita tanto este tipo de treino?

Muitas mulheres não fazem exercícios de braço com medo de ficar “forte demais”.
O que a maioria não se dá conta é que, a maior parte dos movimentos do nosso dia a dia, exige força adivinhem onde?
Simmmmm, nos braços !

Treinos funcionais (usando apenas a força do corpo) ou de Musculação (usando peso livre ou máquinas) preparam você para atividades que eu tenho certeza que acontecem diariamente em sua rotina como:
- Carregar sacola de mercado,
- Ajudar os filhos com as pesadas mochilas da escola,
- Pegar os filhos, sobrinhos, netos (etc), no colo,
- Mudar móveis de lugar, dentre muitas outras atividades ...

Sem contar que treinar braços, ombros, costas e peitoral melhoram e muito o seu tônus muscular fazendo com que o passar dos anos não sejam cruéis e a flacidez muscular seja minim…