Pular para o conteúdo principal

Papo de Psicóloga - Ansiedade

Por Karina Alvarez de Aragão - Psicóloga


A ansiedade é uma reação normal do nosso corpo a situações inusitadas ou inesperadas. 


É normal sentir-se ansioso nas vésperas de uma entrevista importante ou de uma prova, nos dias que antecedem uma viagem , frente a alguma problema financeiro ou o nascimento de um filho.

Porém, existem casos que essa ansiedade ultrapassa níveis considerados “normais” e torna-se patológica, manifestando-se com sintomas físicos e emocionais. 

Alguns dos sintomas físicos são:cansaço excessivo, palpitação, formigamento nas mãos e braços, sudorese principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés, taquicardias, dores de estômago e musculares.

entre os sintomas emocionais podemos citar: irritabilidade, inquietação, angústia, tristeza, perturbação do sono e dificuldades de concentração.

A ansiedade é o “pano de fundo” para diversos transtornos tais como TOC, síndrome do pânico, fobia social e fobias específicas, por isso esses sintomas acima citados podem aparecer nesses e em diversos outros transtornos de forma que um diagnóstico preciso só pode ser feito por um médico depois de uma avaliação criteriosa.

O tratamento da ansiedade patológica deve aliar terapia e intervenção medicamentosa indicada por um médico. 

No entanto existem algumas técnicas comportamentais para controlar a ansiedade (patológica ou não) de forma que não atrapalhe o desempenho das tarefas cotidianas. 

Confira abaixo algumas delas:

• Prática regular de atividades físicas – Exercícios tem benefícios endógenos como já   vimos nesse texto AQUI.

• Alimentos a serem evitados: Cafeína (café, chá preto, pois são estimulantes), álcool, doces, refrigerantes. Elevando-se os níveis de açúcar no sangue a tendência à irritabilidade aumenta bastante.

• Aumentar o consumo de: frutas e hortaliças.

• Valorizar o descanso e o lazer: Em meio a tantas funções do dia-a-dia acabamos banalizando a importância do descanso, mas horas de sono suficientes e momentos diários de lazer ajudam a trazer o equilíbrio emocional que o corpo e a mente precisam.

• Manter uma rotina e organização razoáveis trazem previsibilidade e uma vez sabendo o que virá a seguir ficamos mais tranquilos.

Escrevi este texto com dois objetivos principais: Alertar quanto a quadros específicos de  ansiedade que muitas vezes não são percebidos e informar intervenções simples que podemos fazer para nos livrar de sensações que podem nos incomodar.

Espero ter ajudado!

Karina Alvarez Lopes e Aragão
Psicóloga
kakaalvarez@gmail.com
Tel: (13) 9712-5752

Comentários

  1. Adorei as dicas. Sou muito ansiosa e acabo descontando em doces.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO. Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer . É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas: Reeducação alimentar Atividade Física Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos:  Quem/quando vai comprar? Quem/quando vai preparar? Qual o cardápio que vamos seguir? Quais são as exceções da dieta?  Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resi

Meta 1 - Concluída com Sucesso !!

Como toda quarta feira, hoje pela manhã eu me pesei. Sabia que estava bem perto da minha meta, já que na semana passada a balança marcou 65,8 kg. A minha meta de número 1, quando comecei o projeto em 13/02, era de chegar no peso que engravidei do meu segundo filho Miguel, os 65 kg. Mas Lia, você me pergunta, como assim meta número 1? Eu explico! Todas as metas devem ser adaptáveis. A gente nunca deve estipular uma meta "x" e pronto. Se for assim, a gente chega lá (e não importa o quanto demore) e quando chega, faz o que? Volta à vida de antes? Nesse raciocínio, tracei 3 metas (e não coloquei prazo para alcançá-las): 1- A mais "fácil" - 65 kg 2 - A de dificuldade média - 62 kg 3 - A muito difícil - Manter o peso eliminado bem longe e tonificar a musculatura (esta última para durar a vida toda). Pois bem, subi na balança e ela SORRIU o riso mais lindo de todos os tempos marcando: Sim, Sra e Srs !!!! 64,5 kg !!!! 0,5

Sorteio Camiseta Foca na Balança

Meninas, hoje estou lançando o primeiro sorteio aqui do Blog. Iremos sortear uma camiseta Foca na Balança ! A camiseta vai na cor azul e no tamanho G, caso a ganhadora prefira outro tamanho deverá aguardar o prazo de produção de uma nova remessa, que leva cerca de 20 dias. Se este tamanho estiver ok, o prêmio será enviado em até 2 dias após a confirmação da ganhadora ou do ganhador. Enviarei, sem custos ao sorteado, pelos Correios na modalidade PAC. Sortearemos pelo programa Randon.org no dia 19 de abril e o resultado será publicado simultaneamente aqui, na Fanpage e em nosso Instagram. Cadastrem seus e-mails que mais acessam no formulário pois entrarei em contato e a vencedora (ou o vencedor) terá 48 horas para retornar meu "chamado de confirmação". Caso passem as 48 horas e eu não consiga o retorno do vencedor, será realizado um novo sorteio. Para participar é só seguir atentamente as regras abaixo: 1 - Preencher o Formulário Completo 2 - Ter endereç