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Papo de Psicóloga - Compulsão Alimentar (Parte 2)

Já sabemos que fazer reeducação alimentar dá trabalho, é preciso motivação, disponibilidade – de tempo, abrindo espaço na rotina, mas também emocional – e planejamento. Sendo assim podemos tomar algumas providências para que esse processo seja o mais suave possível.


Em continuidade ao assunto abordado em Compulsão Alimentar Parte 1, hoje daremos algumas técnicas de manejo da compulsão alimentar.

Compulsão Alimentar - Parte 2

Controle de peso semanal 

Com esse controle podemos monitorar os ganhos e comemorar cada alteração da balança.

• Orientação nutricional 

Um acompanhamento nutricional se faz importante, mas lembrando que aprender a comer é mais importante do que seguir uma dieta específica. Muitas pessoas são autodidatas e aprendem sozinhas, mas sempre consultando fontes confiáveis.

• Moderação em geral e restrição flexível 

Esse é um ponto muito importante! Quem acompanha o Instagram do Foca na Balança percebe facilmente que é o que faz nossa querida Lia.

Dias de semana e finais de semana, a moderação é sempre a mesma,afinal em final de semana também se engorda! No entanto se há uma festinha, um evento, uma comemoração, tem de haver flexibilidade, sem exageros.

• Exercícios 

Sempre! A atividade física freqüente é um grande facilitador de todo o processo, eu diria mesmo imprescindível.

• Planejamento das refeições e lanches 

Nosso tão importante planejamento! Sem isso nosso lanche da tarde pode acabar sendo um pastel (não que não se possa comer pastel nunca, mas bem sabemos que acabamos improvisando por falta de planejamento) ao invés de algo mais saudável.

Há pessoas que fazem cardápio semanal, outras disponibilizam opções e escolhem de acordo com suas necessidades diárias, o importante é planejar.

Adote uma lancheira e leve suas opções de refeições sempre a mão!

• Não manter grandes quantidades de alimentos calóricos em casa 

É a velha história da oferta e procura, se não tem não dá pra comer! O custo de resposta de sair pra comprar é bem mais alto do que ter à mão. É provável que você desista!!

• Evitar comer diretamente de sacos e potes

Lembram do relato: “Não paro de comer enquanto não vejo o fim!” ?

Pois é, se existe um saquinho aberto na frente, é provável que ele fique vazio antes que você perceba! Para isso, coloque o alimento que vai ser ingerido em um prato.

• Não se envolver em outra atividade durante a alimentação 

Preste atenção ao que come! Essa é uma regra de ouro.

• Comer vagarosamente 

Aumenta a sensação de saciedade.

Com essas providências a eficácia do processo de reeducação e emagrecimento tende a aumentar.

Espero que tenham gostado!
#focanabalança

Karina Alvarez Lopes e Aragão
Psicóloga
kakaalvarez@gmail.com
Tel: (13) 9712-5752

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