Pular para o conteúdo principal

Papo de Nutricionista: Você sabe a diferença entre DIET e LIGHT?

Por Silvia Marques de Lima - Nutricionista

Atualmente temos o hábito de consumir produtos diet e light, porém muitas pessoas desconhecem o que define um produto diet e um produto light, não é mesmo?

Assim, entender a diferença entre um e outro torna-se fundamental para indivíduos diabéticos, pré-diabéticos, em tratamento para emagrecer ou até mesmo manter o peso.

Então, vamos lá:

Produtos DIET: são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes em sua composição, atendem às necessidades físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou doenças específicas, tais como:

- Ausência de açúcar (sacarose, mel, glucose): é indicado para diabéticos.

- Ausência de gordura: indicado para pessoas com problemas de colesterol.

- Ausência de sal: indicado para os hipertensos.

Mas, muito cuidado com esses produtos, pois quando excluem o açúcar (sacarose) muitos compensam na gordura para conservar a consistência e o sabor do mesmo, consequentemente aumentará a densidade calórica quando comparados aos não-dietéticos. 

Um exemplo: o chocolate!!!

Obs.: Produtos diet produzidos no Brasil podem apresentar no rótulo expressões como: “sem”, “isento de”, “não contém”, “zero”, etc.

Produtos LIGHT: são aqueles que apresentam redução de, no mínimo, 25% de um de seus ingredientes, como açúcar, gordura, colesterol, sódio, etc., sendo indicados para pessoas que controlam a ingestão de calorias.

Lembrando que, alimentos light onde a quantidade de gordura foi reduzida são melhores à saúde do que os tradicionais, como leite, iogurte, requeijão, queijo, maionese, creme de leite entre outros. 

Existem produtos light que também são diet: é o caso do iogurte natural, este é considerado light por ter reduzido teor de gordura e é diet porque não tem açúcar.

DICA: Fique atento ao rótulo dos alimentos, pois muitas vezes a troca dos produtos convencionais por diet ou light não favorecem o indivíduo por estar fazendo substituições erradas sem estar de acordo com seu real objetivo.

Além disso, não podemos esquecer que esses produtos específicos (diet e light) costumam ser mais caros que os convencionais.

Portanto, procure um profissional especializado para esclarecer suas dúvidas!!!

Até o próximo post,
Silvia Marques de Lima
Nutricionista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner Diário: Organize seu dia

A gente sempre sabe que precisa ser mais organizada, mas o que acontece é que a rotina nos engole e vamos deixando as coisas pelo caminho, não é mesmo?

Para ajudar a retomar as rédeas da nossa vida e do nosso destino, montei esse planner diário que vai facilitar e muito a organização do seu dia a dia !



É só imprimir e começar a usar!

O que? Não tem impressora ?

Pega uma folha de papel e crie o seu a partir deste modelinho!

Fez?
Posta e me marca que eu quero ver tá?

Um beijo e Foca na Organização

Como Participar do Foca na Balança

A primeira pergunta que todo mundo que chega por aqui faz é essa: "Como posso participar do Foca na Balança?"
Para eliminar toda e qualquer tipo de dúvida que possa surgir, preparei este post para vocês, vamos lá?


Treinamento Funcional na Praia
Nossas aulas de Treinamento Funcional na Praia acontecem todas as segundas, quartas e sextas às 9 da manhã, nas areias da praia do Canal 3 em Santos*, atrás da Concha Acústica.


A primeira aula é grátis e você pode agendar a sua participação enviando uma mensagem pelo nosso Instagram ou Facebook.

* Em caso de chuva forte com raios o treino é cancelado.

Caminhadas Mensais Gratuitas
O nosso grupo inicialmente realizava caminhadas diárias no período da noite nas areias da praia de Santos.

Atualmente, as caminhadas são sempre temáticas e realizadas um sábado por mês, com programação divulgada previamente em nossas redes sociais, saindo entre 9:30/10 da manhã do mesmo local onde as aulas de Funcional são realizadas, no Canal 3, em frente à C…

Foca Responde: Mulher precisa treinar braços?

Todo mundo sabe que assim como os homens odeiam fazer treino de pernas, a grande maioria das mulheres foge dos exercícios que trabalham membros superiores!

Mas porque é que a mulherada evita tanto este tipo de treino?

Muitas mulheres não fazem exercícios de braço com medo de ficar “forte demais”.
O que a maioria não se dá conta é que, a maior parte dos movimentos do nosso dia a dia, exige força adivinhem onde?
Simmmmm, nos braços !

Treinos funcionais (usando apenas a força do corpo) ou de Musculação (usando peso livre ou máquinas) preparam você para atividades que eu tenho certeza que acontecem diariamente em sua rotina como:
- Carregar sacola de mercado,
- Ajudar os filhos com as pesadas mochilas da escola,
- Pegar os filhos, sobrinhos, netos (etc), no colo,
- Mudar móveis de lugar, dentre muitas outras atividades ...

Sem contar que treinar braços, ombros, costas e peitoral melhoram e muito o seu tônus muscular fazendo com que o passar dos anos não sejam cruéis e a flacidez muscular seja minim…