Pular para o conteúdo principal

Papo de Nutricionista: Você sabe a diferença entre DIET e LIGHT?

Por Silvia Marques de Lima - Nutricionista

Atualmente temos o hábito de consumir produtos diet e light, porém muitas pessoas desconhecem o que define um produto diet e um produto light, não é mesmo?

Assim, entender a diferença entre um e outro torna-se fundamental para indivíduos diabéticos, pré-diabéticos, em tratamento para emagrecer ou até mesmo manter o peso.

Então, vamos lá:

Produtos DIET: são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes em sua composição, atendem às necessidades físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou doenças específicas, tais como:

- Ausência de açúcar (sacarose, mel, glucose): é indicado para diabéticos.

- Ausência de gordura: indicado para pessoas com problemas de colesterol.

- Ausência de sal: indicado para os hipertensos.

Mas, muito cuidado com esses produtos, pois quando excluem o açúcar (sacarose) muitos compensam na gordura para conservar a consistência e o sabor do mesmo, consequentemente aumentará a densidade calórica quando comparados aos não-dietéticos. 

Um exemplo: o chocolate!!!

Obs.: Produtos diet produzidos no Brasil podem apresentar no rótulo expressões como: “sem”, “isento de”, “não contém”, “zero”, etc.

Produtos LIGHT: são aqueles que apresentam redução de, no mínimo, 25% de um de seus ingredientes, como açúcar, gordura, colesterol, sódio, etc., sendo indicados para pessoas que controlam a ingestão de calorias.

Lembrando que, alimentos light onde a quantidade de gordura foi reduzida são melhores à saúde do que os tradicionais, como leite, iogurte, requeijão, queijo, maionese, creme de leite entre outros. 

Existem produtos light que também são diet: é o caso do iogurte natural, este é considerado light por ter reduzido teor de gordura e é diet porque não tem açúcar.

DICA: Fique atento ao rótulo dos alimentos, pois muitas vezes a troca dos produtos convencionais por diet ou light não favorecem o indivíduo por estar fazendo substituições erradas sem estar de acordo com seu real objetivo.

Além disso, não podemos esquecer que esses produtos específicos (diet e light) costumam ser mais caros que os convencionais.

Portanto, procure um profissional especializado para esclarecer suas dúvidas!!!

Até o próximo post,
Silvia Marques de Lima
Nutricionista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner Diário: Organize seu dia

A gente sempre sabe que precisa ser mais organizada, mas o que acontece é que a rotina nos engole e vamos deixando as coisas pelo caminho, não é mesmo?

Para ajudar a retomar as rédeas da nossa vida e do nosso destino, montei esse planner diário que vai facilitar e muito a organização do seu dia a dia !



É só imprimir e começar a usar!

O que? Não tem impressora ?

Pega uma folha de papel e crie o seu a partir deste modelinho!

Fez?
Posta e me marca que eu quero ver tá?

Um beijo e Foca na Organização

Como Participar do Foca na Balança

A primeira pergunta que todo mundo que chega por aqui faz é essa: "Como posso participar do Foca na Balança?"
Para eliminar toda e qualquer tipo de dúvida que possa surgir, preparei este post para vocês, vamos lá?


Treinamento Funcional na Praia
Nossas aulas de Treinamento Funcional na Praia acontecem todas as segundas, quartas e sextas às 9 da manhã, nas areias da praia do Canal 3 em Santos*, atrás da Concha Acústica.


A primeira aula é grátis e você pode agendar a sua participação enviando uma mensagem pelo nosso Instagram ou Facebook.

* Em caso de chuva forte com raios o treino é cancelado.

Caminhadas Mensais Gratuitas
O nosso grupo inicialmente realizava caminhadas diárias no período da noite nas areias da praia de Santos.

Atualmente, as caminhadas são sempre temáticas e realizadas um sábado por mês, com programação divulgada previamente em nossas redes sociais, saindo entre 9:30/10 da manhã do mesmo local onde as aulas de Funcional são realizadas, no Canal 3, em frente à C…

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga
Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO.
Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer .
É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas:
Reeducação alimentarAtividade Física
Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos: 
Quem/quando vai comprar?
Quem/quando vai preparar?
Qual o cardápio que vamos seguir?
Quais são as exceções da dieta? 
Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resistir não é mesmo?
Para tanto, minha sugestão é q…