Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional: Probióticos fazem bem?

A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro” (FAO/WHO, 2001).

Encontraremos em sucos de frutas, suplementos em pó, preparações lácteas industrializadas, que se consumidos em doses certas favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microrganismos indesejáveis.

Uma forma de essas bactérias protegerem a mucosa intestinal é metabolizar as fibras presentes e transformá-las em ácidos, diminuindo a concentração de bactérias patogênicas e putrefativas, que provocam doenças e gases.

Os probióticos aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, porque há um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos, além da absorção acrescida de cálcio e ferro. Proporciona o fortalecimento do sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras e facilita a digestão da lactose.

A manutenção do equilíbrio da flora intestinal é muito importante para o nosso organismo e a ingestão de alimentos que proporcionem o desenvolvimento no intestino de bactérias saudáveis é de suma importância.

Para isso devemos consumir diariamente 10 UFC (unidades formadoras de colônias) que equivalem a 100 milhões de bactérias probióticas, que podemos encontrar em apenas uma dose da maioria dos iogurtes fermentados. Se tomarmos em excesso, eles serão eliminados pelas fezes.

Se consumidos adequadamente, seus efeitos serão realmente notados após 15 dias do início. 

Lembrando que as bactérias probióticas não permanecem vivas por muito tempo em nosso organismo, assim, deve sempre ter a manutenção, ou seja, sempre deverão ser consumidas.

Mas para funcionar, é importante que o alimento que está enriquecido com probióticos seja mantido sob-refrigeração, inclusive durante o transporte do mercado para casa, senão os probióticos morrem.

Outra questão é consumir probióticos em capsulas. Isso só deve ser feito com prescrição de uma nutricionista ou médico imunologista. Caso contrário, opte apenas pelos alimentos enriquecidos, afinal, não devemos ingerir nada sem o conhecimento de um profissional da saúde.

Lembre-se, podemos prevenir doenças, termos disposição e peso ideal, quando consumimos os alimentos certos nas quantidades certas, nada de exageros.

Até a próxima!

Cleide Zago
Técnica de Alimentos e Bebidas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner Diário: Organize seu dia

A gente sempre sabe que precisa ser mais organizada, mas o que acontece é que a rotina nos engole e vamos deixando as coisas pelo caminho, não é mesmo?

Para ajudar a retomar as rédeas da nossa vida e do nosso destino, montei esse planner diário que vai facilitar e muito a organização do seu dia a dia !



É só imprimir e começar a usar!

O que? Não tem impressora ?

Pega uma folha de papel e crie o seu a partir deste modelinho!

Fez?
Posta e me marca que eu quero ver tá?

Um beijo e Foca na Organização

Como Participar do Foca na Balança

A primeira pergunta que todo mundo que chega por aqui faz é essa: "Como posso participar do Foca na Balança?"
Para eliminar toda e qualquer tipo de dúvida que possa surgir, preparei este post para vocês, vamos lá?


Treinamento Funcional na Praia
Nossas aulas de Treinamento Funcional na Praia acontecem todas as segundas, quartas e sextas às 9 da manhã, nas areias da praia do Canal 3 em Santos*, atrás da Concha Acústica.


A primeira aula é grátis e você pode agendar a sua participação enviando uma mensagem pelo nosso Instagram ou Facebook.

* Em caso de chuva forte com raios o treino é cancelado.

Caminhadas Mensais Gratuitas
O nosso grupo inicialmente realizava caminhadas diárias no período da noite nas areias da praia de Santos.

Atualmente, as caminhadas são sempre temáticas e realizadas um sábado por mês, com programação divulgada previamente em nossas redes sociais, saindo entre 9:30/10 da manhã do mesmo local onde as aulas de Funcional são realizadas, no Canal 3, em frente à C…

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga
Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO.
Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer .
É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas:
Reeducação alimentarAtividade Física
Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos: 
Quem/quando vai comprar?
Quem/quando vai preparar?
Qual o cardápio que vamos seguir?
Quais são as exceções da dieta? 
Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resistir não é mesmo?
Para tanto, minha sugestão é q…