Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional - Atividade Física Durante a Gestação

Por Ellen Infante - Fisioterapeuta e Colaboradora Convidada

Durante a gestação muitas mulheres ficam em dúvida quanto à atividade física, se podem fazer e qual a atividade mais indicada?

Pois bem, a resposta é pura, simples e clara, não só podem como DEVEM se exercitar SIM!!! E entre as meninas do “FOCA NA BALANÇA” também estão as gravidinhas...

O que muitos dos profissionais recomendam é que pratiquem uma atividade física que já praticavam antes e que esperem passar o primeiro trimestre para começá-la, já que o primeiro trimestre é a fase em que o bebê (nessa fase chamado de embrião) está se formando, se desenvolvendo e é nessa fase que se tem maiores chances de abortos espontâneos, portanto é mais uma recomendação de segurança.

Bem, passado o primeiro trimestre DEVE-SE começar o exercício propriamente dito, seja ele qual for, o que deve-se tomar muito cuidado são as gestantes que praticam luta, pois ninguém quer sofrer um chute no abdômen, certo? 

As atividades mais comuns são: Pilates, Yoga, Musculação e Caminhada, vejam bem, mais comuns,pois eu conheço e fui uma dessas mães que até surf/bodyboarding praticaram durante a gestação, atividades que trabalhem toda a cadeia muscular, não somente grupos específicos.

A atividade física além de aliviar o estresse e promover bem estar, por toda a questão hormonal envolvida, também irá preparar essa gestante para o momento do parto, principalmente para as que buscam um parto natural, pois seus músculos também estarão bem preparados. 

Exercício = Mente, corpo e espírito equilibrados, em harmonia!!!

Um trabalho de parto pode durar horas, é necessário uma mente e um corpo/músculos fortes, para aguentar a “maratona”. É importante ressaltar que. em todos os tipos de exercícios devemos ter orientação de instrutores especializados em gestantes, para que possam indicar os melhores e mais indicados movimentos e exercícios, além de trabalhar a musculatura do assoalho pélvico, favorecendo o parto. 

Ao se aproximar do parto agachar é tudo de bom!!! Facilita a descida do bebê e a dilatação.

E durante o trabalho de parto, nada de ficar deitadinha, quietinha não, também mantenha-se ativa !

Espero ter ajudado e clareado um pouquinho as idéias das gestantes. Então, “Bora se exercitar?"

Grande Beijo!

Ellen Infante

Acupuntura
Fisioterapia obstétrica
Pilates para gestantes
Doula
Shantala
ellenclf.infante@gmail.com
www.elleninfante.blogspot.com
Facebook: Ellen Infante
(13) 8838-8034


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner Diário: Organize seu dia

A gente sempre sabe que precisa ser mais organizada, mas o que acontece é que a rotina nos engole e vamos deixando as coisas pelo caminho, não é mesmo?

Para ajudar a retomar as rédeas da nossa vida e do nosso destino, montei esse planner diário que vai facilitar e muito a organização do seu dia a dia !



É só imprimir e começar a usar!

O que? Não tem impressora ?

Pega uma folha de papel e crie o seu a partir deste modelinho!

Fez?
Posta e me marca que eu quero ver tá?

Um beijo e Foca na Organização

Como Participar do Foca na Balança

A primeira pergunta que todo mundo que chega por aqui faz é essa: "Como posso participar do Foca na Balança?"
Para eliminar toda e qualquer tipo de dúvida que possa surgir, preparei este post para vocês, vamos lá?


Treinamento Funcional na Praia
Nossas aulas de Treinamento Funcional na Praia acontecem todas as segundas, quartas e sextas às 9 da manhã, nas areias da praia do Canal 3 em Santos*, atrás da Concha Acústica.


A primeira aula é grátis e você pode agendar a sua participação enviando uma mensagem pelo nosso Instagram ou Facebook.

* Em caso de chuva forte com raios o treino é cancelado.

Caminhadas Mensais Gratuitas
O nosso grupo inicialmente realizava caminhadas diárias no período da noite nas areias da praia de Santos.

Atualmente, as caminhadas são sempre temáticas e realizadas um sábado por mês, com programação divulgada previamente em nossas redes sociais, saindo entre 9:30/10 da manhã do mesmo local onde as aulas de Funcional são realizadas, no Canal 3, em frente à C…

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga
Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO.
Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer .
É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas:
Reeducação alimentarAtividade Física
Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos: 
Quem/quando vai comprar?
Quem/quando vai preparar?
Qual o cardápio que vamos seguir?
Quais são as exceções da dieta? 
Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resistir não é mesmo?
Para tanto, minha sugestão é q…