Pular para o conteúdo principal

Papo de Profissional - Atividade Física Durante a Gestação

Por Ellen Infante - Fisioterapeuta e Colaboradora Convidada

Durante a gestação muitas mulheres ficam em dúvida quanto à atividade física, se podem fazer e qual a atividade mais indicada?

Pois bem, a resposta é pura, simples e clara, não só podem como DEVEM se exercitar SIM!!! E entre as meninas do “FOCA NA BALANÇA” também estão as gravidinhas...

O que muitos dos profissionais recomendam é que pratiquem uma atividade física que já praticavam antes e que esperem passar o primeiro trimestre para começá-la, já que o primeiro trimestre é a fase em que o bebê (nessa fase chamado de embrião) está se formando, se desenvolvendo e é nessa fase que se tem maiores chances de abortos espontâneos, portanto é mais uma recomendação de segurança.

Bem, passado o primeiro trimestre DEVE-SE começar o exercício propriamente dito, seja ele qual for, o que deve-se tomar muito cuidado são as gestantes que praticam luta, pois ninguém quer sofrer um chute no abdômen, certo? 

As atividades mais comuns são: Pilates, Yoga, Musculação e Caminhada, vejam bem, mais comuns,pois eu conheço e fui uma dessas mães que até surf/bodyboarding praticaram durante a gestação, atividades que trabalhem toda a cadeia muscular, não somente grupos específicos.

A atividade física além de aliviar o estresse e promover bem estar, por toda a questão hormonal envolvida, também irá preparar essa gestante para o momento do parto, principalmente para as que buscam um parto natural, pois seus músculos também estarão bem preparados. 

Exercício = Mente, corpo e espírito equilibrados, em harmonia!!!

Um trabalho de parto pode durar horas, é necessário uma mente e um corpo/músculos fortes, para aguentar a “maratona”. É importante ressaltar que. em todos os tipos de exercícios devemos ter orientação de instrutores especializados em gestantes, para que possam indicar os melhores e mais indicados movimentos e exercícios, além de trabalhar a musculatura do assoalho pélvico, favorecendo o parto. 

Ao se aproximar do parto agachar é tudo de bom!!! Facilita a descida do bebê e a dilatação.

E durante o trabalho de parto, nada de ficar deitadinha, quietinha não, também mantenha-se ativa !

Espero ter ajudado e clareado um pouquinho as idéias das gestantes. Então, “Bora se exercitar?"

Grande Beijo!

Ellen Infante

Acupuntura
Fisioterapia obstétrica
Pilates para gestantes
Doula
Shantala
ellenclf.infante@gmail.com
www.elleninfante.blogspot.com
Facebook: Ellen Infante
(13) 8838-8034


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga
Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO.
Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer .
É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas:
Reeducação alimentarAtividade Física
Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos: 
Quem/quando vai comprar?
Quem/quando vai preparar?
Qual o cardápio que vamos seguir?
Quais são as exceções da dieta? 
Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resistir não é mesmo?
Para tanto, minha sugestão é q…

Meta 1 - Concluída com Sucesso !!

Como toda quarta feira, hoje pela manhã eu me pesei.

Sabia que estava bem perto da minha meta, já que na semana passada a balança marcou 65,8 kg.
A minha meta de número 1, quando comecei o projeto em 13/02, era de chegar no peso que engravidei do meu segundo filho Miguel, os 65 kg.
Mas Lia, você me pergunta, como assim meta número 1?
Eu explico!
Todas as metas devem ser adaptáveis. A gente nunca deve estipular uma meta "x" e pronto.
Se for assim, a gente chega lá (e não importa o quanto demore) e quando chega, faz o que?

Volta à vida de antes?
Nesse raciocínio, tracei 3 metas (e não coloquei prazo para alcançá-las):
1- A mais "fácil" - 65 kg 2 - A de dificuldade média - 62 kg 3 - A muito difícil - Manter o peso eliminado bem longe e tonificar a musculatura (esta última para durar a vida toda).
Pois bem, subi na balança e ela SORRIU o riso mais lindo de todos os tempos marcando:

Sim, Sra e Srs !!!! 64,5 kg !!!!

0,500 a menos do que eu havia estipulado !!!

E como che…

Sorteio Camiseta Foca na Balança

Meninas, hoje estou lançando o primeiro sorteio aqui do Blog.

Iremos sortear uma camiseta Foca na Balança !

A camiseta vai na cor azul e no tamanho G, caso a ganhadora prefira outro tamanho deverá aguardar o prazo de produção de uma nova remessa, que leva cerca de 20 dias.

Se este tamanho estiver ok, o prêmio será enviado em até 2 dias após a confirmação da ganhadora ou do ganhador.

Enviarei, sem custos ao sorteado, pelos Correios na modalidade PAC.

Sortearemos pelo programa Randon.org no dia 19 de abril e o resultado será publicado simultaneamente aqui, na Fanpage e em nosso Instagram.

Cadastrem seus e-mails que mais acessam no formulário pois entrarei em contato e a vencedora (ou o vencedor) terá 48 horas para retornar meu "chamado de confirmação".

Caso passem as 48 horas e eu não consiga o retorno do vencedor, será realizado um novo sorteio.



Para participar é só seguir atentamente as regras abaixo:

1 - Preencher o Formulário Completo

2 - Ter endereço de envio no Brasil

3 …