Pular para o conteúdo principal

Como manter suas roupas, calçados e acessórios sempre limpos e higienizados.

Esses dias no Blog da Corre Paula, rolou um post bem interessante sobre lavar seus tênis de corrida na máquina de lavar. Eu, particularmente, sempre faço isso, primeiro por não ter tempo de ficar esfregando ele na mão e segundo por não ter quem faça isso por mim.

Não tenho tênis muito elaborados mas nunca estraguei nenhum fazendo este procedimento. A Paula confirmou a minha teoria e só acrescentou a informação de que não se deve jogar água quente para não estragar a borracha.

Baseado nesse post, pedi pra nossa Técnica de Alimentos e Bebidas, Cleide Zago, falar mais sobre a higienização de roupas, calçados e acessórios!

Leiam as informações super interessantes que ela trouxe pra gente!

Como manter suas roupas, calçados e acessórios sempre limpos e higienizados.
Por Cleide Zago - Técnica de Alimentos e Bebidas


Hoje em dia sempre falam sobre contaminação, bactérias... e muitas pessoas acabam gastando muito dinheiro ou tempo achando que estão realmente limpando e higienizando suas coisas.

Claro que as indústrias inventam a cada dia mais e mais produtos e a mídia também dará um jeito de criar mais e mais necessidades, assim esses produtos serão consumidos. Isso é capitalismo, não é bom e nem ruim, é apenas um sistema.

Mas o que muita gente não sabe é que tem como limpar e higienizar muitas coisas sem gastar tanto tempo e tanto dinheiro.

Um bom exemplo são nossas roupas, calçados, toalhas de banho, toalhas de mesa, panos de prato, tapetes, lençóis, edredons e cobertores.

A grande maioria possibilita a lavagem na lavadora de roupas, mas nem todo mundo lava, por medo ou por mito.Muitas pessoas não lavam tênis, tapetes na lavadora, porque acreditam que estes transmitiram contaminação na lavagem de outros artigos.

A questão é quem disse que a calça jeans que você sentou no banco do ônibus é menos contaminada do que o tênis que você caminhou no calçadão? Tudo é contaminado, cabe a nós reduzirmos a contaminação para um nível de segurança.

Vamos a algumas dicas para usarmos a lavadora:

- Separe as roupas de uso pessoal ou artigos por cor: coloridas serão lavadas separadamente das brancas.

- Calças, shorts, bermudas, meias, serão lavadas do lado direito e camisetas, camisas, blusas, jaquetas, vestidos, calcinhas, cuecas, soutiens, tops serão lavados do lado avesso. Motivo: maior limpeza e preservação das peças.

- Deixe acumular as roupas para a capacidade da sua lavadora, se ela tem capacidade para 10 kg, lave 10 kg de roupas, simplesmente porque temos que ser sustentáveis. A lavadora utilizará a mesma energia elétrica lavando 1 kg ou os 10 kg de roupas.

- Procure lavar toalhas de banho separadas de outros artigos, afim de não passar felpas do tecido para outras peças.

- Coloque as roupas no cesto da lavadora, no dispenser coloque o sabão de preferência e o amaciante. Programe a lavadora para o tipo de roupa que irá lavar.

- Então, a lavadora irá encher de água, e lavar com o sabão, depois irá esvaziar e encher novamente, nesse momento você poderá acrescer o Lysoform.

O fabricante recomenda: “Lavagem de roupas: utilize meio copo americano (90 mL) de Lysoform bruto no processo final de lavagem. Não é necessário enxaguar. Testar em uma pequena área escondida do tecido antes de usar para certificar-se que não mancha”.

O Lysoform é um desinfetante muito eficiente, e reduzirá micro-organismo presentes nas roupas a um nível considerado seguro.

No caso de tênis, que é um calçado que muita gente já lava na lavadora, o processo é o mesmo das roupas, apenas tome o cuidado de retirar os cadarços, e as palmilhas, e coloque o tênis “desmontado” dentro do cesto.

Após a lavagem, molho, enxague e centrifugação, estenda as roupas no varal, que deverá ser limpo com o auxílio de um pano limpo embebido de álcool.

Dê preferência para o uso de prendedores de plástico. São duráveis, mais fáceis de limpar e não mancham as roupas.

Para limpar os prendedores, basta deixá-los de molho numa solução de água e detergente neutro e depois
enxaguar e secar.

Você limpa e higieniza sua lavadora? Veja como é fácil!

Toda a lavadora vem no manual de instrução orientações de como fazer a limpeza e higienização dela, então confira se as orientações aqui estão de acordo com a marca e modelo da sua lavadora, caso contrário, adapte para a mesma:

- Programar uma lavagem curta para a capacidade máxima da lavadora.

- Após encher de água, acrescer 2L de água sanitária.

- Deixar a lavadora fazer o processo total da lavagem.

- Desligar a lavadora da tomada.

- Retirar o filtro, descartar no lixo os resíduos nele acumulado e lavar com água e sabão neutro, colocar no local adequado.

- Limpar a área externa com multiuso ou álcool.

- Retirar o dispenser de sabão e amaciante, lavar com sabão neutro e colocar de volta no local adequado.

Isso irá remover sujidades que acumulam das lavagens e irá reduzir a contaminação de micro-organismos.

É importante sabermos que é saudável termos hábitos de limpeza e higiene, mas nunca deixarmos que esses hábitos ultrapassem o nível considerado normal, afinal, termos contato com as coisas, faz com que nosso organismo crie imunidade.

O ideal é vivermos em um ambiente limpo e arejado, mas não esterilizado, a não ser uma pessoa que tenha necessidades médicas para isso.

Até a próxima

Cleide Zago
Técnica de Alimentos e Bebidas


Comentários

  1. Adorei o post, vou fazer este procedimento hoje mesmo com nossos tênis de corrida. Fiquei com uma dúvida onde posso encontrar Lysoform bruto para vender?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Papo de Psicóloga: Planejamento

Por Karina Alvarez Lopes e Aragão - Psicóloga
Um grande aliado de qualquer projeto inclusive reeducação alimentar e dieta é o PLANEJAMENTO.
Nós já falamos de motivação, que vêm a ser o primeiro passo, mas conhecer os seus motivos e parar por aí não leva ninguém a lugar nenhum. Depois de listar porque queremos emagrecer,devemos listar como vamos emagrecer .
É interessante lembrar que temos duas grandes questões a serem trabalhadas:
Reeducação alimentarAtividade Física
Para reeducação alimentar devemos ter alimentos saudáveis disponíveis e então levantar os seguintes questionamentos: 
Quem/quando vai comprar?
Quem/quando vai preparar?
Qual o cardápio que vamos seguir?
Quais são as exceções da dieta? 
Lembre-se que, sem planejamento a probabilidade de atacar um pacote de bolacha recheada na hora da fome aumenta exponencialmente, agora, se houver cenourinhas cortadas em palitos disponíveis na hora que bate aquela fominha. fica mais fácil resistir não é mesmo?
Para tanto, minha sugestão é q…

Sorteio Camiseta Foca na Balança

Meninas, hoje estou lançando o primeiro sorteio aqui do Blog.

Iremos sortear uma camiseta Foca na Balança !

A camiseta vai na cor azul e no tamanho G, caso a ganhadora prefira outro tamanho deverá aguardar o prazo de produção de uma nova remessa, que leva cerca de 20 dias.

Se este tamanho estiver ok, o prêmio será enviado em até 2 dias após a confirmação da ganhadora ou do ganhador.

Enviarei, sem custos ao sorteado, pelos Correios na modalidade PAC.

Sortearemos pelo programa Randon.org no dia 19 de abril e o resultado será publicado simultaneamente aqui, na Fanpage e em nosso Instagram.

Cadastrem seus e-mails que mais acessam no formulário pois entrarei em contato e a vencedora (ou o vencedor) terá 48 horas para retornar meu "chamado de confirmação".

Caso passem as 48 horas e eu não consiga o retorno do vencedor, será realizado um novo sorteio.



Para participar é só seguir atentamente as regras abaixo:

1 - Preencher o Formulário Completo

2 - Ter endereço de envio no Brasil

3 …

Meta 1 - Concluída com Sucesso !!

Como toda quarta feira, hoje pela manhã eu me pesei.

Sabia que estava bem perto da minha meta, já que na semana passada a balança marcou 65,8 kg.
A minha meta de número 1, quando comecei o projeto em 13/02, era de chegar no peso que engravidei do meu segundo filho Miguel, os 65 kg.
Mas Lia, você me pergunta, como assim meta número 1?
Eu explico!
Todas as metas devem ser adaptáveis. A gente nunca deve estipular uma meta "x" e pronto.
Se for assim, a gente chega lá (e não importa o quanto demore) e quando chega, faz o que?

Volta à vida de antes?
Nesse raciocínio, tracei 3 metas (e não coloquei prazo para alcançá-las):
1- A mais "fácil" - 65 kg 2 - A de dificuldade média - 62 kg 3 - A muito difícil - Manter o peso eliminado bem longe e tonificar a musculatura (esta última para durar a vida toda).
Pois bem, subi na balança e ela SORRIU o riso mais lindo de todos os tempos marcando:

Sim, Sra e Srs !!!! 64,5 kg !!!!

0,500 a menos do que eu havia estipulado !!!

E como che…